top of page
parceiros-dermaconecta.png

Cães de raça ou cães sem raça definida: quem tem maior propensão a desenvolver problemas de saúde?

Entre os veterinários, sempre ouvi a máxima de que cães de raça são mais propensos a ter problemas de saúde do que os cães SRD (sem raça definida).


Tanto é que quase automaticamente correlacionamos certas enfermidades com certas raças ditas como predispostas (ex: Boxers com cardiomiopatia dilatada, Shih-Tzus com dermatite atópica, etc).


Estudo com mais de 27.000 cães

Porém, um estudo da Texas A&M University, envolvendo mais de 27.000 cães, revelou que embora algumas raças específicas tenham um maior risco para certas enfermidades, cães de raça pura e cães sem raça definida têm a mesma propensão a desenvolver problemas de saúde.


Os pesquisadores trazem a perspectiva de que outros fatores como ambiente, estilo de vida, dieta, atividade física, etc podem influenciar o status de saúde ou doença, não sendo então algo exclusivamente dependente da genética.


Perspectiva 360 da saúde animal

Acho esses dados bastante interessantes porque eles reforçam a necessidade de olharmos os pets sob uma perspectiva 360. Ou seja, qual o ambiente que esse animal vive? Qual é o manejo? Quais são os hábitos? Qual a alimentação? etc.


Dermatite atópica canina

Se a gente pensar na dermatite atópica canina, embora possa existir uma carga genética envolvida, já existem estudos mostrando o papel do ambiente em moldar tanto o sistema imunológico quanto o microbioma cutâneo, sobretudo em idade jovem. Onde animais que vivem indoor, com exposição limitada a outros animais e ambientes externos, podem ter maior propensão à desenvolver alergias.


Referência

Forsyth et al 2023. Lifetime prevalence of owner-reported medical conditions in the 25 most common dog breeds in the Dog Aging Project pack. Front Vet Sci


Sobre a autora  

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.



Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page