top of page
parceiros-dermaconecta.png

Dr. Google x Veterinários: ascensão dos tutores autoinformados e o impacto na saúde dos pets

Uma pesquisa realizada com 527 veterinários alemães avaliou suas experiências ao lidar com tutores autoinformados.


Por que os tutores buscavam informações na internet?

A pesquisa revelou que a maioria dos tutores busca informações na internet não por desconfiar dos veterinários, mas sim para obter acesso rápido e conveniente a informações. Além disso, constatou-se que muitos tutores evitam discutir as informações encontradas online, pelo receio de “confrontar” os veterinários.


Qual foi a opinião dos veterinários?

Os veterinários entrevistados reconheceram que a busca online de informações pelos tutores tem aspectos positivos, como aumentar a conscientização sobre a saúde dos animais. No entanto, também relataram desafios, uma vez que corrigir informações incorretas demanda tempo e pode impactar a confiança entre o tutor e o veterinário.


Tendências futuras

Diante da crescente tendência dos tutores em buscar informações na internet, os autores do estudo recomendam que os veterinários adotem uma abordagem proativa, incentivando os tutores a obter informações a partir de fontes confiáveis.


Essas medidas visam fortalecer o relacionamento, construir confiança e promover a tomada de decisão compartilhada, sempre com foco no bem-estar dos animais.


Qual é a minha perspectiva enquanto veterinária?

A maneira como os tutores veem e tratam os pets tem mudado drasticamente ao longo dos anos. Antes, o pet era mantido distante no quintal e hoje cada vez mais ele está dentro de casa, nas viagens, nos passeios etc.


Esse novo relacionamento pet-humano vai demandar uma adaptação contínua dos profissionais e da indústria veterinária. Sendo necessário sempre readequar a comunicação, readequar produtos e serviços, e adotar cada vez mais uma transformação digital. Até porque as novas gerações de tutores de pets, como GenZ e afins, são extramamente conectadas e adeptas do digital e da tecnologia.


Fonte da pesquisa: Attitude of Veterinarians Toward Self-Informed Animal Owners Affects Shared Decision Making. Frontiers in Veterinary Science, 2021


Sobre a autora

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais. Caso você tenha interesse em utilizar este texto ou parte dele, por favor, entre em contato através do seguinte endereço de e-mail: dermaconecta@gmail.com

Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page