top of page
parceiros-dermaconecta.png

Imunoterapia no tratamento de alergias à picada de insetos em cães

Atualizado: 21 de nov. de 2023

Os alérgenos de himenópteros, como abelhas, vespas e formigas, são os principais desencadeadores de anafilaxia em cães e humanos suscetíveis. Em humanos, a imunoterapia específica com extrato de veneno de abelha tem uma eficácia terapêutica de até 98%.


Neste estudo clínico conduzido pela Dra Ana Rostaher e outros pesquisadores veterinários, foram avaliados 10 cães com histórico de anafilaxia após picadas de himenópteros. A sensibilização a alérgenos de abelhas e vespas foi confirmada por meio de testes intradérmicos e sorologia específica de IgE.


Estes cães foram submetidos à imunoterapia, e de acordo com os autores, essa opção terapêutica se mostrou segura e eficaz na prevenção da anafilaxia. Dos sete cães picados novamente, apenas um desenvolveu angioedema leve no local da picada; os demais cães estavam assintomáticos.


Conclusão

Os autores concluem que essa imunoterapia específica representa uma opção de tratamento segura e eficaz para cães alérgicos a himenópteros.


É importante mencionar que os autores relatam como uma limitação do estudo a não inclusão de um grupo placebo dentro desse estudo clínico prospectivo não-controlado, com a justificativa de evitar uma exposição desnecessária dos pacientes tratados com placebo a reações potencialmente fatais.


Referência

Rostaher et al. Hymenoptera Venom Immunotherapy in Dogs: Safety and Clinical Efficacy. Animals 2023


Sobre a autora

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais. Caso você tenha interesse em utilizar este texto ou parte dele, por favor, entre em contato através do seguinte endereço de e-mail: dermaconecta@gmail.com

Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page