top of page
parceiros-dermaconecta.png

Medicina veterinária do futuro: você está preparado para as inovações?

Medicina dos 4P's

Na medicina humana, muito se tem falado sobre a chamada “medicina personalizada” ou medicina dos 4P's: Preventiva, Preditiva, Personalizada e Proativa.


Esses mesmos conceitos são totalmente aplicáveis à Medicina Veterinária, e eu gosto de chamar de "Medicina Veterinária do Futuro".


A Medicina Veterinária do Futuro abraçará cada vez mais inovações tecnológicas, como Inteligência Artificial e Big Data, assim como avanços farmacológicos, incluindo o crescente uso de anticorpos monoclonais, entre outras inovações.


O que esperar do futuro?

No campo da “personalização”, acredito que vamos observar um aumento significativo nos estudos clínicos envolvendo cães e gatos, explorando como diferentes raças (genótipos + fenótipos) reagem a tratamentos. A título de exemplo, Isso já acontece com a dermatite atópica canina, e sem dúvida, desencadeará inovações farmacológicas para os próximos anos.


No campo da "predição", o avanços dos testes genômicos e a investigação de biomarcadores poderão antecipar diagnósticos e a aplicação de medidas preventivas. Um exemplo poderia ser o uso da genômica para o rastreamento precoce de câncer em cães da raça Boxer.


E a lista continua…


Embora esse futuro possa parecer distante para alguns, a realidade é que a dinâmica da relação pet-humano tem passado por mudanças significativas nos últimos anos.


A tendência aponta para um estreitamento cada vez maior dessa conexão, o que inevitavelmente impulsionará grandes investimentos e inovações na Medicina Veterinária.




Sobre a autora  

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais

Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page