O impacto dos fatores ambientais no desenvolvimento da dermatite atópica canina
- Aline Santana
- há 5 dias
- 1 min de leitura
Atualizado: há 1 dia
Nesse trabalho, a Dra Rosanna Marsella discute o impacto dos fatores ambientais no desenvolvimento e perpetuação da dermatite atópica canina (DAC).

Sabemos, por exemplo, que os poluentes atmosféricos desorganizam o epitélio cutâneo, favorecendo a inflamação crônica de baixo grau e com isso facilitando a penetração de alérgenos e risco de sensibilização epicutânea.
Assim, o desenvolvimento clínico da dermatite atópica é resultante de uma complexa interação entre fatores genéticos e ambientais.
O efeito dos fatores ambientais é cumulativo e, quando esse acúmulo ultrapassa um limiar crítico, a doença passa a se manifestar clinicamente no indivíduo geneticamente predisposto.

Embora controlar completamente esses fatores ambientais seja impossível, podemos atuar sobre aqueles que são modificáveis, orientando medidas e práticas que preservem a barreira cutânea e o equilíbrio imunológico.
Por fim, o avanço na compreensão desse tema certamente abrirá caminho para o desenvolvimento de produtos e soluções terapêuticas ainda mais eficazes e seguras.
Referência
Marsella R. Environmental factors are responsible for the rise of atopic dermatitis in dogs: veterinarians should focus on modifiable influences. J Am Vet Med Assoc. 2025 Sep 24:1-9. doi: 10.2460/javma.25.06.0391. Epub ahead of print. PMID: 40997904.
Sobre a autora
Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.

















