top of page
podcast.png

Pesquisadores descobrem novo método para estudar a atopia canina

  • Foto do escritor: Aline Santana
    Aline Santana
  • 22 de jan.
  • 2 min de leitura

Entender melhor a dermatite atópica canina (DAC) é um desejo compartilhado por pesquisadores, clínicos e até mesmo pela indústria de saúde animal, que também se beneficia quando as doenças são melhor compreendidas. 


Hoje um dos principais desafios no estudo da DAC é que a investigação da resposta imune e dos biomarcadores, fundamentais para compreender a patogênese, ainda depende muito de métodos invasivos como biópsias cutâneas e punção venosa.


Estudo clínico

Nesse estudo, pesquisadores da França investigaram o uso do método de “tape stripping” que basicamente consiste na aplicação de uma fita adesiva especial sobre a superfície da pele para coletar células epidérmicas, sem causar dor ou cicatrizes. Essa técnica já é amplamente utilizada na dermatologia humana para o estudo da atopia, psoríase e outras doenças.


Resultados

Os resultados demonstraram que o método foi eficaz na coleta e análise do material, permitindo a identificação de genes e vias imunológicas relevantes associadas à sensibilização alérgica. Entre os achados, um dos que destaco como mais importantes é a possibilidade de viabilizar pesquisas de forma mais ética, ao permitir a investigação da resposta imune cutânea por meio de um método minimamente invasivo.


Limitações

Apesar das perspectivas positivas, o estudo apresenta algumas limitações. A primeira é que o tape stripping permite a coleta apenas das camadas superficiais da epiderme, não alcançando a derme profunda, o que restringe a avaliação de certos componentes imunológicos. A segunda limitação é o baixo número amostral, composto por apenas oito cães da raça Beagle. 


Conclusão

Mesmo se tratando de um estudo de prova de conceito, ou seja, de caráter inicial e exploratório, vejo os resultados como promissores e com ótimas perspectivas para o avanço da dermatologia veterinária. 


Referência

Langon et al. Assessing D-Squame as a Minimally Invasive Technique to Evaluate the Cutaneous Immune Response mRNA in a Dog Model of Canine Atopic Dermatitis. Vet Dermatol 2025 


Sobre a autora

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos).

newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page