top of page
podcast.png

TOP 5 melhores artigos de dermatologia veterinária de 2025

  • Foto do escritor: Aline Santana
    Aline Santana
  • há 3 dias
  • 4 min de leitura

Na edição dessa newsletter compartilho uma seleção com os cinco melhores artigos de dermatologia veterinária de 2025. Como critério de escolha pensei no ineditismo, impacto de inovação e relevância clínica. 



1. Fenótipos da dermatite atópica canina

ree

Esse artigo é sensacional porque propõe a quebra de um grande paradigma na dermatologia veterinária. Durante muitos anos espalhamos aos quatro ventos a ideia de que a distribuição lesional da dermatite atópica canina seguia um padrão único e específico. Com o tempo esse entendimento foi sendo revisado, e agora, com este artigo, recebemos a evidência que de fato não há um padrão único para a DAC.


A doença pode se manifestar através de uma grande variabilidade sintomato-lesional, que inclusive, pode ser influenciada pela raça, o chamado fenótipo racial. Esse “novo” entendimento tem grande importância clínica porque passa a orientar tanto nossa suspeição clínica quanto nossa abordagem terapêutica. Podemos nos deparar com casos que vão desde um acometimento cutâneo extenso, até mesmo quadros restritos se manifestando tão apenas com otite de repetição ou pododermatites. 


Por fim, essa percepção fortalece a ideia de que "cada caso é um caso" e o manejo individualizado deve orientar nossa escolha terapêutica a curto, médio e longo prazo.


Ryu JH, Kang JH, Kang YH, Kim MS, Kim HJ, Huh EA, Kim SH, Jeon JS, Hwang CY. Prevalence and lesion distribution of atopic dermatitis in small-to-medium breed dogs in Korea. Vet Dermatol. 2025 Apr;36(2):186-195. doi: 10.1111/vde.13329. Epub 2025 Feb 12. PMID: 39936388.



2. Fatores ambientais e dermatite atópica canina

ree

Esse artigo foi publicado agora no final de setembro e traz uma visão que certamente irá pavimentar e fundamentar os caminhos da dermatite atópica canina nos próximos anos. A Dra Rosanna Marsella, a qual considero uma das maiores pesquisadoras da nossa área, nos propõe, sob a ótica da dermatologia comparada, uma ideia que já é amplamente discutida na dermatologia humana: o impacto dos fatores ambientais no desenvolvimento e perpetuação da dermatite atópica.


Entender que a genética não é a única força determinante da dermatite atópica canina nos leva a repensar como atuamos nessa complexa interação entre fatores genéticos e ambientais. Isso transforma a forma como enxergarmos e manejamos a doença, bem como redefine as bases sobre as quais as novas pesquisas serão construídas. Tudo isso ainda é muito novo mas acredito que cada vez mais iremos pensar em estratégias preventivas com foco na redução de gatilhos, na modulação do microbioma, no fortalecimento da barreira cutânea em todas suas dimensões, no tratamento proativo e sobretudo na educação e comunicação com o tutor que é elemento central no tratamento.


Marsella R. Environmental factors are responsible for the rise of atopic dermatitis in dogs: veterinarians should focus on modifiable influences. J Am Vet Med Assoc. 2025 Sep 24:1-9. doi: 10.2460/javma.25.06.0391. Epub ahead of print. PMID: 40997904.


3. Guideline de piodermite canina

ree

Esse foi um dos guidelines mais aguardados pela comunidade de dermatologia veterinária. O documento é extremamente completo, contando com 49 páginas e 234 referências, e oferece uma abordagem abrangente que vai desde os métodos diagnósticos até a discussão sobre resistência antimicrobiana no contexto da saúde pública. A relevância desse artigo está tanto na completude em que ele é escrito quanto na doença em si que é de fundamental importância na casuística dermatológica.


Loeffler et al. Antimicrobial use guidelines for canine pyoderma by the International Society for Companion Animal Infectious Diseases (ISCAID). Vet Dermatol 2025 


4. Plasmaférese para tratar pênfigo foliáceo

ree

Esse artigo foi publicado online um pouco antes de 2025 mas decidi colocar ele aqui porque descreve uma técnica extremamente inovadora, que utiliza os princípios da circulação extracorpórea para reduzir os níveis de autoanticorpos. Essa intervenção, demonstrou melhora clínica significativa em pacientes com pênfigo grave e refratário.

Embora ainda não seja uma técnica amplamente disponível, ela serve para demonstrar como as trocas interdisciplinares, podem beneficiar e impulsionar a inovação na dermatologia veterinária. 


Edmonds KB, Her J, Langston C, Jennings R, Diaz S. Efficacy of therapeutic plasma exchange in a case of severe, generalised canine pemphigus foliaceus. Vet Dermatol. 2024 Apr;35(2):247-251. doi: 10.1111/vde.13218. Epub 2023 Dec 4. PMID: 38044720.



5. Soft e hard skills na dermatologia veterinária

ree

Por fim, escolhi este artigo que, embora apareça por último na lista, é sem dúvida um dos mais relevantes. Os autores discutem de maneira pioneira a clara necessidade de que a formação dermatológica contemple o treinamento de um conjunto amplo de habilidades que vão desde hard skills (habilidades técnicas) até soft skills (habilidades socioemocionais). Falar de resiliência emocional, construção de confiança, comunicação eficaz são igualmente essenciais quanto falarmos de treinamento técnico.


prática dermatológica contemporânea exige muito além do conhecimento técnico, que aliás se renova em ritmo acelerado. Certamente esse tema ganhará destaque cada vez mais na dermatologia veterinária e inclusive foi assunto de um dos podcasts que eu e a Ana Claudia Balda já discutimos e gravamos juntas nesse ano.


Wilson G, Nuttall T, Shaw DJ. Imposter Syndrome in Veterinary Education? How Knowledge and Confidence Affect Treatment of Canine Atopic Dermatitis. J Vet Med Educ. 2024 Dec 20:e20230167. doi: 10.3138/jvme-2023-0167.


Podcast - Como se formam os especialistas? Aplicações das soft e hard skills no treinamento dermatolológico


Conclusão

Esses foram os artigos que escolhi destacar, mas sem dúvida a lista poderia ser muito mais extensa. Tivemos excelentes publicações nesse ano. Alguns desses artigos e temas já foram discutidos em alguns dos nossos episódios de podcast, e para quem quiser acessar vou deixar o link com a lista completa.


Lista completa de episódios de podcast & dermashorts


Sobre a autora

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos).







newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page