Brasil ocupa a terceira posição
Atualmente, o mercado pet do Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial tanto em receita quanto em população de animais de estimação.
Brasil atrás apenas dos EUA e China
De acordo com a Euromonitor International e a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil está na terceira colocação em termos de receita no mercado pet, representando 4,95% do mercado global, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (43,7%) e da China (8,7%).
Brasil ocupa a terceira posição em tamanho da população pet
Além disso, o Brasil é um dos países com maior população de animais de estimação do mundo, ocupando a terceira posição, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.
Desde o início da pandemia em 2020, a população de animais de estimação no Brasil, especialmente a de cães, tem crescido consistentemente, superando inclusive o número de crianças nos lares (dados do IBGE e Instituto Pet Brasil). De acordo com o IBGE, o número de crianças era de aproximadamente 35,5 milhões enquanto o número de pets no mesmo ano era de 139,3 milhões.
População de animais de estimação no Brasil (Ano 2022)
População total: 167,3 milhões
Cães: 67,8 milhões
Aves canoras e ornamentais: 41,3 milhões
Gatos: 33,6 milhões
Peixes ornamentais: 22,2 milhões
Outros pets: 2,7 milhões
Fonte: Euromonitor e Abinpet
Acesse ao relatório completo da Abinpet:
Sobre a autora
Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.
Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais. Caso você tenha interesse em utilizar este texto ou parte dele, por favor, entre em contato através do seguinte endereço de e-mail: dermaconecta@gmail.com