top of page
parceiros-dermaconecta.png

Acne felina: saiba tudo sobre essa doença!

O que é a acne felina?

A acne felina é um dísturbio de queratinização folicular, onde ocorre uma superprodução de queratina (proteína encontrada na camada externa da pele) e/ou produção excessiva de sebo (uma substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas da pele). Esse excesso de queratina pode levar à formação de comedões (cravos) e desenvolvimento de foliculite (inflamação dos folículos pilosos).


Em alguns quadros mais graves pode ocorrer a proliferação secundária de bactérias ou fungos com a Malassezia.


acne felina

O que causa a acne felina?

Embora o mecanismo exato não seja compreendido, a queratinização folicular anormal é considerada relacionada a uma doença seborreica, como produção excessiva de sebo (óleo natural produzido pela pele). Alguns fatores podem levar aos quadros de acne felina:


  • Stress

  • Infecção viral

  • Imunossupressão

  • Alergias

  • Hábitos de higiene inadequados


Sintomatologia clínica

Presença de comedões no queixo, no lábio inferior e/ou no lábio superior. Além disso pode haver eritema (vermelhidão) e pústulas (infecção).


Diagnóstico

O diagnóstico é baseado na história médica e na sintomatologia clínica. Faz-se necessário a exclusão de outras causas como demodiciose, malassesiose, dermatofitose e alergias.


Tratamento

O tratamento da acne felina depende da gravidade da condição. Mas em todos os casos envolve a correta limpeza e higienização do local. Além disso, pode ser necessário o uso de produtos tópicos específicos como antisépticos ou antibióticos. Em alguns casos também pode ser necessário o uso de corticosteroides orais para reduzir a inflamação.


É fundamental além da higiene, fornecer boa alimentação e recomenda-se substituir potinhos de comida de plástico por potinhos de vidro, metal inox ou cerâmica. Acredita-se que haja uma associação entre o uso de pratos de comida de plástico e a acne felina pois esses materiais de plástico são porosos/irregulares.


O principal foco do surgimento da acne de gato é na região oral do gato. Por isso, fazer a limpeza bucal do pet é essencial. Faça a higienização após as refeições.



Perguntas frequentes da internet


O que fazer para tratar acne felina?

É funtamental que ocorra uma correta higienização da área, alimentação adequada e tratamento tópico específico como antinflamatórios e antisépticos. Consulte um médico veterinário de confiança.


O que acontece se não tratar a acne felina?

A doença pode evoluir e ocasionar infecção secundária e até mesmo furunculose (infecção cutânea profunda).


O que pode ser pontinhos pretos no queixo do gato?

Os pontinhos podem ser comedões (cravos).


A acne em gatos é contagiosa para outros gatos?

A acne felina não é contagiosa. A acne em gatos está essencialmente relacionada a folículos capilares obstruídos devido à superprodução de queratina.


Atenção: As informações fornecidas neste texto são de natureza informativa e não substituem a orientação e o diagnóstico de um médico veterinário qualificado. É fundamental que você consulte um profissional qualificado antes de iniciar qualquer tratamento ou intervenção terapêutica em seu animal de estimação. Priorize o bem-estar do seu animal e agende uma consulta com um médico veterinário qualificado. Ao buscar atendimento profissional, você estará proporcionando ao seu pet os cuidados adequados e garantindo sua saúde e qualidade de vida.


Sobre a autora  

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.

Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page