top of page
parceiros-dermaconecta.png

Arena Dermato #1: Soluções para prevenir e tratar dermatopatias dos pets

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Dermatopatias em cães e gatos frequentemente se apresentam como enfermidades crônicas de grande impacto na saúde e qualidade de vida dos animais, além de apresentarem desafios clínicos para os profissionais da área.


Nas últimas décadas, houve um avanço expressivo na terapia dermatológica, com a disponibilidade de uma ampla variedade de moléculas e grupos de fármacos utilizados para o tratamento e controle das dermatopatias em cães e gatos.


No entanto, encontrar o equilíbrio entre a resposta clínica individual, o custo do tratamento, a ocorrência de eventos adversos e o uso racional de medicamentos frente ao surgimento de resistência bacteriana, permanece um grande desafio.


Mercado em expansão: avanços no cuidado e tratamento das doenças de pele


Como contraponto extremamente positivo, o mercado vem se especializando na oferta de produtos que exploram os benefícios do manejo preventivo e de suporte.


Graças ao crescente respaldo científico, uma série de dermatopatias crônicas e agudas, tem se beneficiado com diversos componentes que atuam no fortalecimento das defesas fisiológicas dos animais.


A humanização dos Pets, no que tange aos impactos na medicina veterinária, vem ampliando a busca por parte dos tutores em medidas já estabelecidas como importantes e impactantes para a saúde humana como rotina para seus animais de estimação.

Photo by Yerlin Matu on Unsplash


Com isso, o mercado se movimenta para atender demandas relacionadas a diagnóstico precoce, adoção de hábitos de nutrição mais saudáveis e aplicação de cuidados de rotina, como o uso de dermocosméticos, contribuindo para a tendência de maior ênfase à prevenção.


A aplicação do conhecimento dos fatores desencadeantes e persistentes das doenças de pele, ajudam a alcançar a melhoria na barreira cutânea por meio do uso de formulações orais e/ou tópicas.


O fornecimento de prebióticos e probióticos, o enriquecimento nutricional com antioxidantes e a combinação de extratos vegetais com atividade antimicrobiana são exemplos práticos de estratégias que podem ajudar no cuidado da pele e pelagem dos pets.


A importância do manejo profilático e complementar


O manejo profilático e complementar é um aliado indispensável quando o objetivo é restaurar e manter o bem-estar dos animais de forma duradoura e segura.


É fundamental que essa abordagem seja adotada desde os primeiros anos de vida dos animais como uma prática rotineira preventiva para aqueles pets com propensão ao desenvolvimento de dermatopatias, garantindo assim uma qualidade de vida adequada e duradoura para os pets.

.

.

.

Autor do texto: Médica Veterinária Andréa Novak Savioli


Andrea acumulou mais de 20 anos de experiência em áreas de desenvolvimento e gestão de produtos na Ourofino Saúde Animal e agora atua como consultora.


Comentários


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page