top of page
parceiros-dermaconecta.png

Você já ouviu falar sobre a biópsia líquida?

A biópsia líquida é uma das inovações que tem ganhado cada vez mais destaque na medicina veterinária.


O que é a biópsia líquida?

Esse método consiste na detecção de material tumoral através de amostras biológicas como sangue, urina, dentre outros. O grande diferencial é a praticidade, velocidade de diagnóstico e a vantagem de ser um método minimamente invasivo.


Biópsia líquida x histopatologia tradicional

Apesar das vantagens e comodidades, a biópsia líquida ainda não é capaz de diagnosticar todos os tipos de câncer e por isso pode não substituir os métodos diagnósticos padrão como a histopatologia tradicional. 


Seu uso atual se restringe como uma ferramenta de triagem ou aplicação complementar às técnicas convencionais.


Inovação na Medicina Veterinária

No entanto, especialistas afirmam que, à medida que as técnicas genômicas avançam, as biópsias líquidas têm o potencial de se tornarem cada vez mais sensíveis. Colaborando para o diagnóstico precoce e monitoramento efetivo de câncer em animais.


Medicina Veterinária do futuro

Essa evolução pode contribuir para o que eu gosto de chamar de “medicina veterinária do futuro”: preventiva, preditiva e personalizada. 


Referência

Chibuk et al 2021. Horizons in Veterinary Precision Oncology: Fundamentals of Cancer Genomics and Applications of Liquid Biopsy for the Detection, Characterization, and Management of Cancer in Dogs. Frontiers in veterinary science


Sobre a autora  

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais

Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page