top of page
parceiros-dermaconecta.png

Uso de ciclosporina em gatos: o que há de novo?

A ciclosporina é um medicamento imunossupressor utilizado no tratamento de alergias e de doenças imunomediadas em gatos. 


Um estudo recente investigou os principais efeitos adversos do uso de ciclosporina no tratamento de gatos com Síndrome Cutânea Atópica Felina (FASS).


Como foi feita a pesquisa?

Estudo retrospectivo que analisou 42 gatos de idades variadas. Todos os gatos receberam tratamento com ciclosporina na forma de solução oral na dose de 7 mg/kg/sid (após melhora, administração em dias alternados). A média de duração do tratamento foi de 9 semanas.


Quais foram os principais achados?


  • 71% dos gatos apresentaram pelo menos 1 efeito adverso


  • Os principais efeitos adversos foram: ptialismo, anorexia, vômito, diarreia e hiperplasia gengival


  • Alterações comportamentais foram relatadas em 64% dos gatos. As quais incluíam: esconder-se do tutor, alteração do sono ou brincadeira, micção/defecação inadequada e agressão ao tutor.


Conclusão

Os autores destacam a elevada frequência de efeitos adversos (71%) e reforçam que as mudanças comportamentais são muitas vezes subestimadas. 


Além disso, reforçam a necessidade de desenvolver novas vias de administração (subcutânea, transdérmica) ou alguma alteração na composição (formulação menos “amarga”) para melhorar o bem-estar do paciente e aderência ao tratamento. Finalizam dizendo que estudos em maior escala são necessários para confirmar esses resultados preliminares.




Perguntas frequentes da internet


Para que serve ciclosporina em gatos?

A ciclosporina é um medicamento imunossupressor utilizado no tratamento de alergias e de doenças imunomediadas em gatos. 


Referência

Deleporte et al. Ciclosporin oral solution in cats: a retrospective survey of compliance with treatment and adverse effects. Journal of Feline Medicine and Surgery. 2024


Sobre a autora

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais.

Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page