top of page
parceiros-dermaconecta.png

Gestão de expectativas na consulta clínica dermatológica

As doenças dermatológicas podem ter duas faces de uma mesma moeda.


Por um lado, podem ser facilmente visualizadas pelo tutor, o que facilita o nosso trabalho enquanto clínicos…


Mas por outro lado, essa mesma visibilidade muitas vezes traz uma expectativa de resolução rápida, o que pode tornar o processo diagnóstico e terapêutico bastante desafiador.


Um exemplo prático

A dermatite atópica canina, uma das principais doenças de pele dos cães, pode ser controlada/tratada, mas não curada.


Esclarecer essa informação e expectativa é crucial, porque o animal pode estar super bem mas inevitavelmente as “crises alérgicas” vão acontecer.


Outro exemplo prático

Outro exemplo é a dermatofitose, onde mais uma vez, a comunicação e a expectativa devem ser cuidadosamente gerenciadas. 


Para o tutor, basta crescer o pelo novamente que o animal está curado e teoricamente ele poderia interromper o tratamento antifúngico.


No entanto, do ponto de vista clínico, a cura só é alcançada após a negativação do exame micológico, indicando não apenas a resolução clínica, mas também a eliminação do agente.


Esse alinhamento de comunicação e expectativas na relação veterinário-tutor é fundamental durante todo o curso do tratamento. 


Isso cria um ambiente de confiança e transparência, promove uma maior adesão do plano terapêutico e no final do dia colabora para a promoção da saúde e bem-estar animal.


Sobre a autora  

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais.

Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page