Pesquisadores descobrem um nova raça com predisposição à dermatose responsiva ao zinco
- Aline Santana
- há 12 horas
- 1 min de leitura
A dermatose responsiva ao zinco é uma enfermidade cutânea enquadrada entre as chamadas “dermatopatias nutricionais”. Embora não seja tão frequente na prática clínica, deve ser considerada no rol de hipóteses diagnósticas.
A literatura atual a classifica em duas síndromes: uma de origem genética e outra de origem nutricional. Dentro da síndrome genética, raças como Husky Siberiano e Malamute do Alasca são reconhecidamente predispostas, pois podem apresentar uma deficiência hereditária que compromete a absorção de zinco.
No entanto, um estudo recente na revista Veterinary Dermatology sugere a inclusão de uma possível nova raça com essa predisposição: o Bulldog Francês.
Quer entender melhor essa predisposição?
Ouça o novo episódio do DermaShorts, onde explico esse achado e comento a investigação clínica. Episódio disponível no Spotify!
Ouça esse episódio no Spotify:
Referência
Dubin et al. Pinnal Parakeratotic Hyperkeratosis Consistent With Zinc-Responsive Dermatosis in 16 French Bulldogs. Vet Dermatology 2025
Dra Aline Santana é Médica Veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos).















