top of page
parceiros-dermaconecta.png

Dermatite atópica canina: nova modalidade terapêutica

Atualizado: 7 de fev.


Atopia em cães

A dermatite atópica canina (DAC), conhecida como atopia, é uma doença inflamatória e pruriginosa da pele. Essa tem carácter multifatorial e envolve predisposição genética, alterações imunológicas, alterações na função da barreira cutânea e sensibilização a alérgenos ambientais.


Barreira cutânea

Há evidências crescentes que a disfunção da barreira epidérmica tem papel fundamental na patogênese da dermatite atópica canina. Por esse motivo, um dos principais objetivos da terapia multimodal é restabelecer a integridade e a função da barreira cutânea.


Novidade terapêutica

Uma nova abordagem terapêutica para tratar a DAC foi recentemente investigada em um estudo clínico liderado pelo Dr. Sergi Segarra junto a outros pesquisadores.

Estudo clínico

A pesquisa avaliou os efeitos de uma coleira terapêutica contendo 2,5% de extrato lipídico rico em esfingomielina na função de barreira da pele.


Após 8 semanas de uso da coleira, os doze cães atópicos avaliados apresentaram melhora significativa em diversos parâmetros clínicos, incluindo a redução do prurido. Além disso, não foram observados efeitos adversos.


De acordo com os autores, a coleira liberava o princípio ativo na pele do animal, o qual era distribuído pelos lipídios cutâneos. Essa adequada liberação e distribuição resultaram em uma melhora significativa na integridade da barreira cutânea.


Essa descoberta representa uma importante inovação na dermatologia veterinaria, oferecendo um novo formato de tratamento que pode facilitar a adesão dos tutores ao cuidado de seus animais.



Referência

Segarra, S.; Sanmiguel, D.; Zuriaga, E.; Leclerc, S.; Cabañas, J.; Seigneuric, E.; Miquel, A.; Vázquez, A.; Ferrer, L. Sphingomyelin-Rich Lipid Extract Collar for Canine Atopic Dermatitis. Vet. Sci. 2023, 10, 389. https://doi.org/10.3390/vetsci10060389


Sobre a autora

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais.



Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page