top of page
parceiros-dermaconecta.png

Como a dermatologia comparada pode impulsionar a inovação na veterinária?

A dermatite atópica canina e a atopia em humanos compartilham muitas semelhanças clínicas, incluindo proximidade na etiologia, imunologia, microbioma e afins.


Porém, é necessário dizer que a dermatologia e alergologia humanas estão mais avançadas em termos de compreensão e estudos de diversas doenças.


Uma rápida pesquisa no PubMed demonstra essa disparidade:


Dermatite atópica canina

Até 2024 foram publicados 1.258 estudos


Atopia em humanos

Até 2024 foram publicados 36.845 estudos


Isso significa que, na medicina humana, foram publicados pelo menos 29.000 vezes mais estudos sobre atopia em comparação com estudos em cães.


Mas por que estou falando tudo isso?


Porque esse grande conjunto de dados da medicina humana pode ser uma fonte para impulsionar a inovação na medicina veterinária. Embora haja sim diferenças entre as duas espécies, há também semelhanças, e uma análise criteriosa pode “extrair o ouro” dessa enorme base de dados.


Um exemplo concreto disso é a introdução de anticorpos monoclonais na dermatologia veterinária, e certamente existem mais descobertas que já estão sendo exploradas por equipes de inovação da veterinária.


Se você quiser ler mais sobre esse assunto recomendo o excelente artigo da Dra Rosanna Marsella (Médica Veterinária): Atopic Dermatitis in Animals and People: An Update and Comparative Review - Veterinary Sciences


Sobre a autora  

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais

Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page