top of page
parceiros-dermaconecta.png

Doenças fúngicas emergentes: como a indústria pode preencher essa lacuna com inovação?

De acordo com o pesquisador Dr Sybren de Hoog, renomado micologista,  a previsão é de que os fungos se tornem um grande problema de saúde pública. Além disso, ele ressalta que será difícil de prever as próximas epidemias fúngicas porque os padrões de biodiversidade fúngica estão em constante mudança.


Qual seria então a solução para preencher essa lacuna?

O Dr de Hoog discute que nos últimos anos um dos maiores focos da indústria tem sido a busca de novos medicamentos para tratar bactérias resistentes. Apesar da importância do tema, isso acabou deixando a investigação de fármacos antifúngicos fora da linha de prioridade.


Além disso, ele considera promissor investir em compostos naturais bioativos, e ao mesmo tempo, modificar sua estrutura química para melhorar a biodisponibilidade.


Ele também destaca a possibilidade de incorporar inteligência artificial (IA) para capturar padrões moleculares e acelerar a descoberta e posterior entrada no mercado.




Referência

Hyde, K.D., Baldrian, P., Chen, Y. et al. Current trends, limitations and future research in the fungi?. Fungal Diversity (2024).


Sobre a autora  

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais.

Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page