top of page
parceiros-dermaconecta.png

As doenças fúngicas estão voltando: o que os clínicos veterinários e a indústria podem fazer?

Recentemente, a famosa revista Nature fez a seguinte publicação:


"Doenças fúngicas estão se espalhando sem serem detectadas"


Embora seja uma discussão sobre a reemergência das doenças fúngicas em humanos, vou te mostrar que o mesmo fenômeno já está acontecendo na veterinária.


Diversos são os relatos de “velhas” doenças fúngicas voltando e “novas” doenças fúngicas surgindo. Esses são só alguns...


Por que isso está acontecendo?

São múltiplos os fatores, mas quero destacar dois em particular: a mudança na biodiversidade ambiental e o uso prolongado de fármacos imunossupressores.


Agora, respondendo às duas perguntas:


O que o clínico pode fazer?

Não tem sido incomum ouvir colegas dizendo que tem diagnosticado mais infecções fúngicas ou que estão recebendo laudos microbiológicos com “nomes de fungos estranhos" que até então nunca ouviram falar.


Nossa sugestão é: mantenha-se atualizado sobre as novas doenças emergentes e inclua doenças fúngicas nas suas suspeitas diagnósticas.


O que a indústria pode fazer?

Considerando a tendência de aumento dessas doenças, é essencial que os setores de P&D já coloquem no radar o desenvolvimento de soluções inovadoras para combater as doenças fúngicas.




Referência

Schmidt C. Fungal diseases are spreading undetected. Nature. 2024 Mar 14. doi: 10.1038/d41586-024-00751-z. Epub ahead of print. PMID: 38485825.


Sobre a autora  

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais.




Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page