top of page
parceiros-dermaconecta.png

Espectro de cuidado na medicina veterinária: você já ouviu falar desse novo conceito?

O que seria esse "espectro de cuidado"?

Algumas associações veterinárias, dentre elas a Associação Médica Veterinária Americana (AVMA), têm se reunido para discutir o seguinte desafio: como conciliar uma medicina veterinária altamente tecnológica com uma abordagem prática e acessível?


Porque cada vez mais os avanços da ciência trazem diagnósticos de ponta e tratamentos ultra-tecnológicos mas que nem sempre são aderidos. Não é todo tutor que tem disponibilidade financeira para realizar testes de biologia molecular ou tratamento com anticorpos monoclonais. E muitos deles podem até se sentir frustrados por não aderirem o tratamento tido como "padrão ouro".


Mas…


Creio que a chave não é reduzir o nível de assistência veterinária, muito menos implementar todo e qualquer procedimento de ponta para todos os pacientes.


A chave está no equilíbrio.


A chave está em envolver o tutor no processo de tomada de decisão.


Inclusive essas associações têm discutido a importância de treinar os novos médicos veterinários pra saber equilibrar recomendações clínicas baseadas em evidências, com avanços tecnológicos, empatia e escuta ativa, para proporcionar o melhor cuidado possível adaptado às circunstâncias específicas de cada paciente.


Habilidades como comunicação, empatia, raciocínio analítico, autoaprendizagem….pra mim fazem cada vez mais sentido dentro da veterinária atual e ainda mais pra veterinária do futuro: altamente dinâmica, cheia de tecnologia, IA, inovações etc.


Sobre a autora  

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais

Commenti


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page