top of page
parceiros-dermaconecta.png

FDA divulga plano de ação para administração de antimicrobianos em ambientes veterinários

Atualizado: 4 de nov. de 2023

O FDA (Food and Drug Administration), órgão regulador vinculado ao Departamento de Saúde do governo norte-americano, divulgou recentemente um novo plano para promover a administração responsável de antimicrobianos em ambientes veterinários em 2024-2028.


O uso responsável de antibióticos (ATBs) já é um assunto amplamente discutido, mas vale algumas considerações elencadas nesse novo documento. O plano de ação aborda 3 principais objetivos:



fda antibiotico veterinaria

  1. Alinhar o uso de produtos antimicrobianos com os princípios da administração de antimicrobianos.

  2. Fomentar a administração responsável de antimicrobianos em ambientes veterinários.

  3. Aprimorar o monitoramento da resistência antimicrobiana e do uso de medicamentos antimicrobianos em animais.


Alternativas aos antimicrobianos

Um dos pontos de destaque nesse documento está na avaliação e aprovação de novas terapias veterinárias apresentadas como alternativas aos antimicrobianos. Essas terapias estão no radar do FDA.


Conclusão

O documento enfatiza que a ameaça representada pela resistência antimicrobiana requer uma colaboração entre profissionais da saúde, empresas farmacêuticas e indústrias agrícolas.


Essa parceria é crucial para assegurar a disponibilidade de antimicrobianos eficazes no futuro, tanto para uso em seres humanos quanto em animais.


Referência

FDA releases plan for supporting antimicrobial stewardship in veterinary settings for FY 2024-2028. News release. 2023 - https://www.fda.gov/media/172347/download?attachment


Sobre a autora Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV. Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais. Caso você tenha interesse em utilizar este texto ou parte dele, por favor, entre em contato através do seguinte endereço de e-mail: dermaconecta@gmail.com


Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page