top of page
parceiros-dermaconecta.png

Inteligência artificial na veterinária: quais são as vantagens e os riscos?

Em uma matéria recentemente publicada na TVP (referência abaixo), eles abordam vários aspectos relacionados à aplicação da IA na medicina veterinária, discutindo tanto os benefícios quanto os potenciais riscos.

inteligencia artificial veterinaria

Potenciais aplicações da IA na veterinária

Apoiar o veterinário na tomada de decisões e revisões de diagnósticos (com base em dados e resultados de exames), auxílio na revisão de literatura, redação de relatórios clínicos/cirúrgicos, identificação de interações medicamentosas, etc.


Potenciais riscos da IA na veterinária

Risco de violações de dados ou ataques cibernéticos, possibilidade de erros especialmente quando o chatbot não está adequadamente treinado, etc.


Acredito que quanto mais discutirmos esses assuntos nas rodas veterinárias, em vez de evitá-los ou simplesmente ignorá-los, mais nos aproximamos de fazer o uso ético e produtivo dessas ferramentas.


Referência

The Role of Artificial Intelligence Chatbots in Veterinary Medicine

Potential applications of AI in veterinary medicine include diagnostics, interpretation, reporting, communications, and more.


Sobre a autora desse post 

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.

Comentarios


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page