Uma perspectiva de longevidade e bem-estar animal aplicados à dermatologia veterinária
- Aline Santana
- 21 de out.
- 2 min de leitura
Recentemente escrevi um post sobre tendências e sobre um novo paradigma na dermato: o de entender que as doenças de pele vão muito além da própria pele. Falei da importância do ambiente, da epigenética, da saúde integral, do bem-estar animal, da longevidade e outros fatores.
Fenômeno do inflammaging
E essa imagem da JAVMA joga luz nesse assunto de maneira ainda mais ampla. Ela mostra que um dos eixos que influenciam o envelhecimento é justamente a persistência das doenças inflamatórias crônicas. Esse fenômeno é chamado de “inflammaging”, um estado inflamatório crônico que pode acelerar o envelhecimento celular e tecidual e causar um declínio progressivo do sistema imunológico.

Apesar de ainda não termos comprovação direta na dermato, acredito que a dermatite atópica canina pode plenamente se enquadrar nesse inflammaging. Afinal, é uma condição inflamatória crônica onde muitas vezes o animal é submetido a elevados níveis de stress decorrentes do prurido e das intervenções medicamentosas sistêmicas que impactam a saúde geral e a longevidade.
A importância desse tema reforça as oportunidades de inovação no desenvolvimento de produtos e soluções de saúde animal. O vínculo humano-animal tende a se estreitar cada vez mais e com isso cresce também a demanda por soluções que promovam longevidade e bem-estar.
Leia também: Atualizações sobre dermatite atópica canina e oportunidades para a indústria de saúde animal
Sobre a autora
Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.

















