top of page
parceiros-dermaconecta.png

Você sabe quais são as três principais causas de otite externa em gatos?

A prevalência de otites em gatos não é completamente conhecida. A casuística documentada pode variar de 2 a 15%. De acordo com uma revisão publicada no Journal of Feline Medicine and Surgery, as três principais causas de otite externa em gatos foram:


Otite parasitária por Otodectes cynotis

Principal causa de otite em gatos. Contabilizando de 53–69% dos casos.


Otite alérgica (síndrome atópica felina)

Entre os gatos com síndrome cutânea atópica felina de 16-20% tinham otite externa concomitante.


Otite fúngica por Microsporum canis

Decorrente da dermatofitose. Mais encontrada em gatos jovens ou idosos.



Esses dados são de casuística norte-americana mas certamente se aproximam bastante da casuística observada aqui no Brasil.



Referência

Brame B, Cain C. Chronic Otitis in Cats: Clinical management of primary, predisposing and perpetuating factors. J Feline Med Surg 2021


Sobre a autora  

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais

Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page