A pele forma uma barreira complexa composta por componentes físicos, químicos, microbiológicos e imunológicos. Compreender essas dinâmicas é crucial para tratar efetivamente diversas doenças dermatológicas.
Na medicina humana, já existem muitas evidências sobre o papel da microbiota cutânea na função de barreira da pele.
Destaco alguns dos principais achados dessas pesquisas:
1️⃣ Os microorganismos da pele desempenham um papel crucial na diferenciação dos queratinócitos e contribuem para a formação e manutenção de uma barreira saudável.
2️⃣ Os microorganismos da pele podem afetar as junções celulares (hemidesmossomas, desmossomos e outros).
3️⃣ Danos à barreira parecem ser um denominador comum em várias doenças inflamatórias crônicas que acometem os humanos, como acne e dermatite atópica.
Referência
Szabó et al. Are the Cutaneous Microbiota a Guardian of the Skin’s Physical Barrier? The Intricate Relationship between Skin Microbes and Barrier Integrity. International Journal of Molecular Sciences. 2023
Sobre a autora Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.