top of page
parceiros-dermaconecta.png

Impacto do uso de antibóticos na microbiota

Tratamento com Antibióticos: Uma Espada de Dois Gumes

Os antibióticos são fundamentais no tratamento de diversas infecções bacterianas. No entanto, o uso prolongado desses medicamentos pode perturbar profundamente a microbiota comensal, aumentando o risco de infecções subsequentes, inclusive por fungos.


Isso é o que diz um artigo recentemente publicado na Nature Microbiology.

Uma vez que o tratamento com antibióticos é encerrado, a microbiota tende a voltar ao seu estado inicial (mecanismo conhecido como resiliência da microbiota). No entanto, essa recuperação pode ser incompleta, resultando em mudanças na abundância de espécies, atividade metabólica e níveis de resistência a antibióticos.


Esta revisão, publicada na Nature Microbiology, explora os mecanismos pelos quais a terapia com antibióticos pode facilitar infecções subsequentes, contribuir para o crescimento excessivo de microrganismos resistentes. O artigo também apresenta algumas estratégias para mitigar os efeitos colaterais dos antibióticos na microbiota.




Referência

de Nies L, Kobras CM, Stracy M. Antibiotic-induced collateral damage to the microbiota and associated infections. Nat Rev Microbiol. 2023 Aug 4. doi: 10.1038/s41579-023-00936-9. Epub ahead of print. PMID: 37542123.


Sobre a autora Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais. Caso você tenha interesse em utilizar este texto ou parte dele, por favor, entre em contato através do seguinte endereço de e-mail: dermaconecta@gmail.com

Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page