top of page
parceiros-dermaconecta.png

Desafiando a resistência antimicrobiana: o renascimento da terapia tópica?

Atualizado: 30 de ago. de 2023

🐕 Por muitos anos, a terapia tópica foi vista como uma mera coadjuvante no tratamento das piodermites em cães. A atenção estava toda nos antibióticos sistêmicos, especialmente os de amplo espectro, que até então agiam de forma bastante eficaz.


🦠 Mas infelizmente a realidade bateu à porta…


O uso indiscriminado de antibióticos levou a um aumento preocupante da resistência bacteriana. Isso significa que as bactérias se tornaram cada vez mais resistentes aos antibióticos, tornando-os menos eficazes no combate a infecções.


Agora, diversos pesquisadores veterinários estão emitindo alertas sobre a resistência antimicrobiana e a importância do uso racional de antibióticos.


Em um dos últimos guidelines publicados, o Dr Daniel Morris e outros especialistas em consenso declararam:


"A terapia tópica é a modalidade de tratamento recomendada para os casos de piodermite superficial, especialmente quando localizadas.”

Assim, sempre que possível, tem-se estimulado considerar o uso da terapia tópica como monoterapia, minimizando então o uso de antibióticos sistêmicos na dermatologia veterinária.



Referências:

Morris DO, Loeffler A, Davis MF, Guardabassi L, Weese JS. Recommendations for approaches to meticillin-resistant staphylococcal infections of small animals: diagnosis, therapeutic considerations and preventative measures.: Clinical Consensus Guidelines of the World Association for Veterinary Dermatology. Vet Dermatol. 2017 Jun;28(3):304-e69. doi: 10.1111/vde.12444. PMID: 28516494.


Sobre a autora Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais. Caso você tenha interesse em utilizar este texto ou parte dele, por favor, entre em contato através do seguinte endereço de e-mail: dermaconecta@gmail.com

Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page