top of page
podcast.png

Estudo mostra que a formulação comercial do shampoo de clorexidina pode influenciar a eficácia antimicrobiana

  • Foto do escritor: Aline Santana
    Aline Santana
  • 15 de set.
  • 2 min de leitura

O último guideline de piodermite canina recomenda que shampoos à base de clorexidina a 2-4%, quando corretamente prescritos, podem ser tão eficazes quanto antibióticos sistêmicos no tratamento da piodermite superficial, sendo esta terapêutica tópica indicada como primeira linha de tratamento.


Porém, esse estudo recente da Dermatology nos traz uma perspectiva adicional. 


Ao avaliar in vitro a atividade contra Staphylococcus pseudintermedius de oito shampoos comerciais contendo clorexidina (2-4%), os autores observaram que a eficácia antimicrobiana variou significativamente entre os produtos e não dependeu apenas da concentração de clorexidina.


Fatores como surfactantes, estabilizantes, pH, veículo e até a forma de produção mostraram influenciar a ação antimicrobiana in vitro da clorexidina. Assim, variações de formulação entre produtos comerciais não se limitam à quantidade de clorexidina, mas a como ela é entregue, estabilizada e combinada com os outros componentes dentro do shampoo.


Outro ponto interessante discutido pelos autores é a capacidade de formação de espuma, uma característica muito valorizada pelos tutores na escolha do produto. Embora a espuma possa facilitar a distribuição e o espalhamento do shampoo, não houve correlação direta entre quantidade de espuma e eficácia antimicrobiana. Por fim, os autores recomendam investigações adicionais com maior número de isolados bacterianos e estudos em fase clínica. 


Embora esse estudo tenha suas limitações por ser in vitro, achei dados valiosos porque cada vez mais vamos precisar nos apoiar em estratégias terapêuticas livres de antibióticos e quanto mais a gente entender a formulação e a eficácia desses shampoos, mais inteligentes e eficazes serão nossas escolhas.




Referência

Binversie EE, Pieper JB, Berger DJ. Evaluation of Chlorhexidine-Containing Shampoos: In Vitro Efficacy Against Staphylococcus pseudintermedius and Lathering Ability. Vet Dermatol. 2025 Sep 10. doi: 10.1111/vde.70026. Epub ahead of print. PMID: 40926723.


Sobre a autora

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.

newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page