top of page
parceiros-dermaconecta.png

Você sabe quais são os principais gatilhos da dermatite atópica canina (DAC)?

Os gatilhos são fatores que podem agravar ou desencadear episódios de "crises” alérgicas. 


Embora esses gatilhos não estejam completamente esclarecidos e possam variar de cão para cão, alguns fatores são comumente associados às crises (flares) de DAC:


Ectoparasitas 

A ausência de um controle eficaz contra pulgas ou mesmo um aumento na exposição a esses ectoparasitas pode desencadear episódios de crises alérgicas.


Infecções cutâneas secundárias 

Os processos de disbiose da microbiota, seja por bactérias ou fungos, estão frequentemente associados às crises. Os principais microorganismos envolvidos incluem Staphylococcus pseudintermedius e Malassezia pachydermatis.


Fatores ambientais 

Um aumento sazonal de alérgenos como poléns ou até mesmo uma exposição aumentada à alérgenos relacionados à poeira doméstica.


Alimentos

A administração de certos alimentos não comumente presentes na dieta, podem exacerbar ou deflagar o quadro pruriginoso em alguns cães.


Conclusão

Portanto, sempre que um cão apresentar resposta inadequada à terapia ou então entrar em “crise alérgica", é fundamental verificar e controlar os possíveis fatores desencadeantes.




Sobre a autora  

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais

Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page