top of page
parceiros-dermaconecta.png

Terapias baseadas no microbioma: uma nova esperança contra a resistência antimicrobiana?

Atualizado: 28 de dez. de 2023

Um artigo recente publicado no Journal of Feline Medicine and Surgery traz uma discussão importante sobre o microbioma felino e seu potencial terapêutico.


Embora seja um tema relativamente novo na veterinária, as pesquisadoras destacam o potencial das terapias baseadas na modulação da microbiota, especialmente diante das crescentes preocupações com a resistência antimicrobiana.


🦠 Há um vasto oceano azul de oportunidades quando falamos de microbioma!


Acredito que esse tema estará cada vez mais no radar das startups e até mesmo das grandes indústrias veterinárias.


No ano passado, grandes empresas do mercado pet já anunciaram parcerias com startups de microbioma, como é o caso da Elanco com a BiomEdit (uma startup de inovação em microbioma).


De fato o tema microbioma está emergindo como um protagonista em pesquisas e inovações, prometendo soluções terapêuticas revolucionárias para a saúde animal e humana.


Referência: Older et al 2023. The feline skin microbiome: interrelationship between health and disease. Journal of Feline Medicine and Surgery




Sobre a autora

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais. Caso você tenha interesse em utilizar este texto ou parte dele, por favor, entre em contato através do seguinte endereço de e-mail: dermaconecta@gmail.com

Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page