One health day - One microbiome
- Aline Santana
- há 11 minutos
- 2 min de leitura
Hoje, 03 de novembro, é o Dia Internacional da Saúde Única. Uma campanha global que reforça a importância da conscientização sobre a interconexão entre a saúde animal, a saúde humana e o meio ambiente.
A coabitação e o estreitamento de laços entre pets e humanos tem demonstrado que há o compartilhamento de diversas cepas de microorganismos entre animais e humanos (como mostra essa figura). Além disso, sabemos que as mudanças climáticas também podem impactar a dinâmica e transmissão de doenças, bem como a própria microbiota.
Embora as transmissões de zoonoses sempre chamem nossa atenção, é importante lembrar que a relação entre humanos e pets também pode envolver o compartilhamento de diversos microrganismos benéficos. Existem estudos demonstrando*, por exemplo, que o contato de crianças com cães saudáveis tem sido associado à redução do risco de alergias infantis, através da troca e o enriquecimento da microbiota bem como do sistema imunológico.
Isso mostra que mais do nunca os pets fazem parte da chamada “família multiespécie” e que garantir a saúde e bem-estar deles é também contribuir para a nossa própria saúde e bem-estar.
*Tun et al. Exposure to household furry pets influences the gut microbiota of infant at 3-4 months following various birth scenarios. Microbiome. 2017
Sobre a autora
Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.

















