Recentemente, a revista Veterinary Dermatology anunciou a criação do “grupo de sustentabilidade na dermatologia veterinária".
Neste grupo, diversos pesquisadores se reúnem para discutir questões relacionadas à sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Na pauta estão temas como:
Como os profissionais da área, a indústria, feiras e congressos podem promover práticas e produtos mais sustentáveis?
De que maneira a pesquisa pode contribuir para entender o impacto de antiparasitários, antibióticos e outras substâncias químicas na biodiversidade?
Dentre outros
Tendência global do mercado pet
Muito interessante ver esse tema no radar de pesquisadores e clínicos dermatologistas. Afinal, isso se alinha a uma tendência global do mercado pet e puxa a inovação para um outro patamar. Além de oferecer segurança e eficácia terapêutica, os produtos vão precisar de claims cada vez mais alinhados com os princípios da sustentabilidade.
Referência
Linek et al. Veterinary Dermatology Sustainability group. Vet Dermatol 2024
Sobre a autora
Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.
Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais