top of page
parceiros-dermaconecta.png

Uso de recursos audiovisuais na prática clínica de dermatologia veterinária

Você, colega veterinário (a) que trabalha com dermatologia veterinária, você encontra desafios em transmitir (e fazer o tutor compreender!) a natureza crônica e complexa da dermatite atópica canina?


Ou talvez tenha dificuldades em garantir a adesão ao tratamento proativo, ou seja, o tratamento de manutenção quando o animal não está “em crise” alérgica?


Essa com certeza é a dor de MUITOS colegas!


A dermatite atópica canina é uma doença complexa e extremamente dinâmica, e a educação adequada dos tutores é fundamental para o sucesso do tratamento.


Estudo clínico

Neste estudo recentemente publicado na revista Veterinary Dermatology, pesquisadores de Portugal investigaram se havia diferenças entre transmitir informações verbalmente sobre a DAC versus usar um formato de vídeo animado para fornecer essas mesmas informações aos tutores.


A hipótese era que um vídeo animado e dinâmico poderia ser mais eficaz em aumentar o conhecimento sobre a DAC, melhorar os resultados clínicos e aumentar a adesão ao tratamento, em comparação com uma abordagem verbal mais tradicional.


O vídeo combinava narração com várias imagens animadas. Os resultados mostraram que ambas as intervenções foram eficazes em melhorar o conhecimento dos tutores sobre a DAC, mas a educação baseada em vídeo foi particularmente eficaz a curto prazo.


Conclusão

Vale a pena ler esse artigo completo! Mas os autores concluem que ferramentas de video têm o potencial de complementar à instrução verbal, mostrando-se eficazes e muito valorizadas pelos tutores.


Referência

Fernandes B, Cavaco A, Pinto M, Bizarro AF, Pereira H, Lourenço AM. Are images worth a thousand words? A preliminary study testing a video for owner education in canine atopic dermatitis. Vet Dermatol. 2023 Aug 25. doi: 10.1111/vde.13200. Epub ahead of print. PMID: 37621254.


Sobre a autora

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais. Caso você tenha interesse em utilizar este texto ou parte dele, por favor, entre em contato através do seguinte endereço de e-mail: dermaconecta@gmail.com

Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page