top of page
parceiros-dermaconecta.png

Genômica e a dermatologia veterinária do futuro

Atualizado: 1 de abr. de 2023

Crescimento da dermatologia veterinária


A dermatologia veterinária vem crescendo de forma significativa nos últimos anos, impulsionada pela crescente preocupação dos tutores de animais de estimação em relação à saúde e bem-estar de seus pets. Além disso há um movimento crescente na pesquisa veterinária.


Novas técnicas na dermatologia veterinária


As técnicas de sequenciamento genético tem ganhado campo na dermatologia veterinária e alavancado a inovação e o desenvolvimento de novas soluções terapêuticas.


Genômica e dermatite atópica canina


🧬 Com o avanço dos estudos genômicos, houve um grande salto na compreensão de uma das principais dermatopatias dos cães: a dermatite atópica canina (DA).


A DA é doença multifatorial com forte relação genética e que envolve uma rede muito complexa de genes. Com a genômica foi então possível avançar no entendimento da imunopatogênese da dermatite atópica, o qual pavimentou a identificação de novos biomarcadores moleculares e o desenvolvimento de novas soluções terapêuticas.


Terapias baseadas em anticorpos monoclonais ganharam espaço em face a sua alta especificidade para as moléculas-alvo previamente identificadas.


Novos biomarcadores moleculares


🎯Mas isso é só o começo! Os estudos genômicos ainda tem um enorme potencial de identificar novos biomarcadores moleculares e consequentemente destravar novas soluções terapêuticas para o tratamento da dermatite atópica canina.


O que esperar do futuro?


No futuro próximo, com o avanço do P&D na dermatologia veterinária, será possível ter uma compreensão ainda maior das particularidades genéticas da DA associadas as distintas raças de cães, bem como relacionadas às diferentes localidades geográficas e padrões fenotípicos.


Quais as tendências para o futuro da medicina veterinária?


✅ A abordagem terapêutica na dermatologia veterinária do futuro certamente terá como base a inovação genômica, a qual irá proporcionar um tratamento ultrapersonalizado e eficaz aos nossos pacientes pets.

.

.

📖Referências bibliográficas:


➡️ Marsella R. Advances in our understanding of canine atopic Dermatitis. Vet Dermatology, 2021 - https://doi.org/10.1111/vde.12965


➡️ Almela RM et al. Should precision medicine be encouraged in veterinary dermatology? Vet Dermatology, 2017 https://doi.org/10.1111/vde.12446


🌎 Quer ficar por dentro das últimas novidades da dermatologiaveterinaria


↪ Me siga no Linkedin!



Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page