top of page
parceiros-dermaconecta.png

Dermatologia veterinaria: qual a importancia dessa especialidade?

Atualizado: 9 de jan.

A dermatologia veterinária é uma especialidade que investiga as doenças de pele dos animais. Considerando que o Brasil tem a terceira maior população de cães e gatos do mundo, uma parte substancial desses animais irá requerer cuidados dermatológicos.


DERMATOLOGIA VETERINARIA

Dermatologia em cães e gatos

Na clínica médica de pequenos animais, as doenças de pele podem corresponder de 30 a 70% de todos os casos atendidos.


SBDV- Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária

A Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária foi fundada no ano de 2000, começando com 44 membros e capitaneada pelo professor Carlos Eduardo Larsson. A SBDV é a única entidade qualificada no país reconhecida pelo sistema CFMV/CRMV para conferir o título de especialista em dermatologia veterinária.


Relação de membros da Primeira Diretoria da SBDV

• Carlos Eduardo Larsson (Presidente)

• Cid Figueiredo (Vice-Presidente)

• Regina R. Ramadinha ( Conselho Consultivo)

• Eliane Palaoro Pereira (Conselho Consultivo)

• Mary Otsuka (Secretária Geral)

• Ana Cláudia Balda ( Primeira Secretária)

• Ronaldo Lucas ( Comissão Científica)

• Paulo Salzo ( Comissão Científica)

• Lissandro Gonçalves Conceição ( Comissão Científica)

• Viviani de Marco ( Comissão Científica)

• Éricka Homman Delayte (Tesoureiro)

• Daniel Luzes Fedullo (Primeiro Tesoureiro)

• Soledad de Cássia Chiesa (Diretora Social)


*observação: essas informações foram obtidas do site oficial da SBDV.


O que faz um dermatologista veterinário?

O dermatologista veterinario é um profissional que investiga e faz o diagnóstico e tratamento das doenças de pele dos animais.


Quais são os principais exames dermatológicos?

O médico veterinário dermatologista ou dermatólogo, pode lançar mão de diversos exames complementares a fim de alcançar o diagnóstico definitivo. Dentre os exames mais utilizados na rotina clínica estão:


Citologia: esse exame consiste na coleta de material cutâneo via punção, imprint, entre outros, e subsequentemente o material é transferido para uma lâmina de vidro, a qual pode ser corada e depois examinada ao microscópio. Esse exame é principalmente utilizado para apoiar o diagnóstico das piodermites, malassezioses, nódulos cutâneos, pênfigo foliáceo etc.


Raspado de pele: esse exame consiste na raspagem da pele com uma lâmina de bisturi, podendo a raspagem ser superficial ou profunda, e investigação posterior em microscópio. Esse exame é principalmente utilizado para apoiar o diagnóstico da sarna negra (demodiciose) ou sarna vermelha (escabiose).


Culturas fúngicas e bacterianas: esses exames são realizados para identificar a presença de fungos ou bactérias em amostras colhidas de áreas específicas da pele ou condutos auditivos. A amostra é cultivada em meios de cultura apropriados, permitindo o crescimento e a identificação dos microorganismos presentes. Esse tipo de teste é frequentemente utilizado na dermatologia veterinária para diagnosticar infecções cutâneas.


Otoscopia: A otoscopia é um exame visual realizado no canal auditivo por meio de um instrumento chamado otoscópio. Esse exame é comumente utilizado na veterinária para avaliar problemas de ouvido em cães e gatos. O otoscópio permite que o veterinário examine a condição do canal auditivo, identifique possíveis inflamações, acúmulo de cerúmen, corpos estranhos ou outras anormalidades. A otoscopia é fundamental para o diagnóstico e tratamento de otites.


Video-otoscopia: A vídeo-otoscopia é um avanço tecnológico na área da otoscopia veterinária. Ela utiliza um endoscópio curto e rígido com uma câmera de vídeo para visualizar o canal auditivo em uma tela ampliada. Essa técnica permite uma visualização mais precisa, auxiliando no diagnóstico e tratamento das otites, além de possibilitar a documentação digital dessas condições.


Tricograma: Esse exame envolve a coleta e análise de pelos para avaliar a saúde do pelo e do folículo piloso. O veterinário pode examinar os pelos microscopicamente para identificar problemas como infecções fúngicas ou outras condições dermatológicas. Esse exame pode fornecer informações cruciais para o diagnóstico e tratamento adequados de distúrbios do pelo em animais de estimação.


Exame histopatológico (biópsia): Esse exame envolve a remoção de uma pequena amostra de tecido cutâneo, sob anestesia local ou geral, para análise microscópica. A amostra é processada, incluída em parafina, cortada em lâminas finas e corada para permitir a visualização das células e estruturas do tecido. Esse exame fornece informações detalhadas sobre alterações celulares, inflamação, presença de tumores ou outras condições patológicas. Na dermatologia veterinária, esse exame é valioso para o diagnóstico preciso de doenças de pele, ajudando a determinar a natureza e a extensão das condições, orientando assim o tratamento apropriado.


Quanto custa exame de pele em cachorro?

Os exames de pele podem custar em média de R$ 50 a R$ 1.000. Os preços variam de acordo com a clínica, profissional e tipo de exame.


Qual exame detecta dermatite em cachorro?

Diversos exames podem ser utlizados pelo médico veterinário, tais como exame de raspado cutâneo, citologia, cultura para fungos, dentre outros.


Como reconhecer se meu animal está com algum problema dermatológico?

Os seguintes sintomas podem indicar a necessidade da avaliação de um veterinário dermatologista:

  • alopecia (perda de pelos)

  • prurido (coceira)

  • eritema (vermelhidão)

  • descamação

  • oleosidade em excesso

  • hiperpigmentação da pele


O que pode causar dermatite em cães?

Dentre as principais causas de dermatite canina estão: dermatite atópica, alergia à picada de pulgas, alergia alimentar, piodermites, dermatofitose, etc.



Quando devo levar meu pet a um veterinário dermatologista?

Sempre que seu pet apresentar alterações na pele é aconselhável você leva-lo a um especialista para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado. O seu pet pode apresentar problemas como:


  • eritema (vermelhidão)

  • alopecia (falha de pelo)

  • disqueratinização ("caspas")

  • hiperpigmentação

  • prurido (coceira)

  • nódulos

  • dente outros

dermatologista veterinario

Está procurando um veterinario dermatologista?

O DermaConecta tem o prazer de indicar a clínica Dermeforpets. A clínica é especializada em atendimento Dermatológico de cães e gatos na cidade de São Paulo.


O Derme for Pets fica lozalizado na Rua: Nazaré Paulista, n°100 no bairro da Vila Madalena, conta com três profissionais envolvidas que possuem mais de 20 anos de atuação na área. Além disso, possuem a certificação Fear Free (tem como missão prevenir e aliviar medo, ansiedade e stress em pets).


Dra Ana Claudia Balda

Dra Marcia Sonoda

Dra Mary Otsuka Ikeda


Endereço: Rua Nazaré Paulista, 100 - Vila Madalena - São Paulo - SP Fone: (11) 3023-6160 Whastpp (11) 99820-1784


Telefone de contato: (11) 3023-6160


Busque orientação veterinária

Ao buscar orientação veterinária, você estará garantindo que seu animal receba um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado. O médico veterinário tem o conhecimento e a experiência necessários para avaliar os sintomas, realizar exames clínicos, interpretar resultados e recomendar o tratamento mais adequado para seu animal de estimação.


Priorize o bem-estar do seu animal e agende uma consulta com um médico veterinário qualificado. Ao buscar atendimento profissional, você estará proporcionando ao seu pet os cuidados adequados e garantindo sua saúde e qualidade de vida.


Lembre-se: somente um médico veterinário pode fornecer um diagnóstico preciso e recomendar o tratamento apropriado para o seu animal de estimação.


Sobre a autora

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Cursos na dermatologia veterinaria

Caro colega médico veterinário, quer estar atualizado nas mais recentes discussões e avanços da dermatologia veterinária? Te convidamos a participar da nossa comunidade online de discussão clínica interativa.


Link para participar dos encontros da nossa comunidade: https://www.dermaconecta.com.br/comunidade



Comentarios

No se pudieron cargar los comentarios
Parece que hubo un problema técnico. Intenta volver a conectarte o actualiza la página.
newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page