top of page
parceiros-dermaconecta.png

Quais são as principais dermatopatias felinas encontradas na prática clínica?

Embora a prevalência dessas doenças possa variar de acordo com a localização geográfica, estudos regionais fornecem dados valiosos.


Um estudo realizado na Universidade de Mashhad (Irã) analisou retrospectivamente 1825 gatos, dos quais 8,43% apresentaram problemas dermatológicos.


As três principais dermatopatias foram:

  • Dermatofitose (22,1%)

  • Abscessos subcutâneos (10,4%)

  • Síndrome cutânea atópica felina (10,4 %)


Obs: a % da segunda e da terceira doença se igualaram mas o n amostral do abscesso subcutâneo foi maior e por isso ficou em segundo.


Interessante observar que uma dermatopatia infecciosa foi mais prevalente do que uma dermatopatia alérgica!


Será que a síndrome cutânea atópica felina poderia estar sendo subdiagnosticada!? Talvez por não seguir um padrão lesional clássico!? Ou então por demandar várias etapas de exclusão até o diagnóstico final, fazendo o tutor desistir no meio do caminho e assim diminuindo a % de diagnóstico final!?




Referência

Alizadeh et al. Feline dermatoses at Ferdowsi University of Mashhad (Iran): 154 cases (2009-2020). Vet Dermatol 2024


Sobre a autora  Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais.

Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page