top of page
parceiros-dermaconecta.png

Qual é a importância do equilibrio da microbiota para a saúde dos pets?

Atualizado: 4 de nov. de 2023

Por que o equilíbrio da microbiota é tão importante?

Falando especificamente da microbiota cutânea, inúmeras evidências científicas comprovam que o desequilíbrio na microbiota da pele compromete a função de barreira.


A disbiose cutânea pode levar a uma diminuição da diversidade microbiana, alteração do pH e inflamação local. Essas alterações podem ter um impacto direto na permeabilidade cutânea, facilitando a entrada de alérgenos e outras substâncias prejudiciais.


Além disso, a disbiose pode criar condições favoráveis para o supercrescimento do Staphylococcus spp: um dos principais vilões de cães atópicos.



Mas como alcançar um equilíbrio microbiótico eficaz?

Produtos dermatológicos veterinários podem ser formulados com ingredientes suaves e livres de compostos químicos que perturbem o pH e a microbiota comensal. Eles também podem conter os famosos bióticos: prebióticos, probióticos e posbióticos.


Quer um exemplo?

O extrato de aveia pode desempenhar atividade prebiótica e estimular o crescimento das bactérias benéficas, ajudando então a restaurar o equilíbrio da microbiota cutânea e com isso fortalecer a barreira protetora da pele.


Outro aliado poderoso são os probióticos tópicos, como os Lactobacillus. Algumas cepas podem produzir compostos bioativos, como peptídeos antimicrobianos, que ajudam a inibir o crescimento de bactérias patogênicas na pele, além de promoverem a retenção de umidade, fortalecimento da barreira cutânea e outros benefícios.


Abordar o equilíbrio da microbiota com embasamento técnico é essencial para compreendermos os inúmeros benefícios dessas soluções!



Sobre a autora

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.

Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page