top of page
parceiros-dermaconecta.png

Você sabe o que é Disbiose Cutânea Canina?

Atualizado: 16 de ago. de 2023

O que é disbiose cutânea?


O conceito de disbiose é utilizado para descrever a situação em que ocorre um desequilíbrio na microbiota, ou seja, na comunidade de microorganismos que habitam um determinado ambiente (pele, intestino, etc). Esse desequilíbrio pode ocorrer tanto em relação à quantidade quanto à distribuição dos microrganismos presentes na pele.

disbiose canina

Quais são os sintomas de disbiose cutânea?


No caso de animais, a disbiose cutânea pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo alergias, uso excessivo de produtos químicos para cuidados com a pele, uso excessivo de antibióticos, problemas hormonais, e até mesmo estresse. Além disso, animais que têm uma dieta desequilibrada e uma higiene pessoal inadequada podem estar mais propensos a desenvolver a disbiose cutânea. Os sintomas podem variar de animal para animal, porém alguns dos sintomas comuns da disbiose cutânea incluem:

  • Prurido (coceira) e irritação na pele;

  • Inflamação;

  • Pele excessivamente seca;

  • Pele excessivamente oleosa;

  • Infecções fúngicas e/ou bacterianas recorrentes;



Qual a importância da microbiota da pele na dermatite atópica canina?


A microbiota residente da pele funciona como uma importante barreira de proteção contra diversos agentes externos.


No entanto, quando essa microbiota está em desequilíbrio, os mecanismos de proteção ficam fragilizados e podem tornar a pele mais suscetível à ação de patógenos.


O que causa disbiose cutânea em cães?

Inflamação, infecção, etc.


Referência: The skin microbiome and its relationship with the human body explained. Nature, 2020


Sobre a autora Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais. Caso você tenha interesse em utilizar este texto ou parte dele, por favor, entre em contato através do seguinte endereço de e-mail: dermaconecta@gmail.com







Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page