top of page
parceiros-dermaconecta.png

Você sabe qual é o papel da microbiota comensal da pele na dermatite atópica?

A microbiota comensal da pele desempenha um papel significativo na patogênese da dermatite atópica tanto em humanos quanto em cães. 


Embora a patogênese da atopia envolva uma complexa interação entre fatores genéticos, defeitos na barreira cutânea, sensibilização a alérgenos, dentre outros, evidências recentes reforçam o papel crucial das bactérias/fungos comensais na manutenção da HOMEOSTASE CUTÂNEA (equilíbrio).


Dermatologia Comparada

Um estudo recente em crianças atópicas demonstrou que a DISBIOSE (desequilíbrio) da microbiota comensal está ligada a distúrbios na barreira cutânea, supercrescimento de Staphylococcus aureus e inflamação.


Seria como se a disbiose "facilitasse" o processo de colonização por S. aureus, o qual em presença aumentada, pode levar a danos no estrato córneo. Além disso, superantígenos liberados por S. aureus podem penetrar na epiderme, desencadeando a secreção de diversas citocinas pró-inflamatórias.


Dermatologia Veterinária

Embora sejam dados da dermatologia humana, esse achados destacam o papel crucial da microbiota comensal na preservação da homeostase cutânea. Isso significa que o cuidado da “barreira microbiológica” em cães é algo SUPER importante. 


Orientação prática

Algo prático que podemos fazer é evitar o uso excessivo e desnecessário de antibióticos orais porque a longo prazo eles podem prejudicar bastante o equilíbrio da microbiota comensal. Porque da mesma maneira que "ataca" a bactéria alvo, o antibiótico também "ataca" a microbiota comensal.




Referência

Tham et al. The skin microbiome in pediatric atopic dermatitis and food allergy. Allergy 2024 


Sobre a autora  

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais

Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page