top of page
parceiros-dermaconecta.png

OMS declara as doenças de pele como uma prioridade global de saúde pública

  • Foto do escritor: Aline Santana
    Aline Santana
  • 11 de jun.
  • 1 min de leitura

Recentemente a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu as doenças de pele como uma prioridade global de saúde pública. Isso marca um grande avanço porque muitas doenças de pele, sobretudo as doenças crônicas, não recebiam a devida visibilidade nos debates globais de saúde.


A resolução tem por objetivo colocar as doenças cutâneas no debate amplo da saúde pública e assim fomentar estratégias de prevenção, diagnóstico, tratamento e até mesmo maior capacitação dos profissionais.


Obviamente essa resolução trata sobre doenças de pele em humanos, mas não pude deixar de olhar sob a perspectiva ampla em saúde e pensando na veterinária


A dermatologia comparada nos prova que quando há avanço na compreensão das dermatopatias humanas, a veterinária pode se beneficiar disso. Tanto diretamente quando doenças zoonóticas são melhor compreendidas, quanto indiretamente através do avanço de modelos de pesquisa de doenças como dermatite atópica e muitas outras.



Referência

Skin diseases as a global public health priority - Seventy-eighth World Health Assembly 24 May 2025



Sobre a autora  

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.

newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page