top of page
parceiros-dermaconecta.png

Otite em cães e o potencial terapêutico dos peptídeos de defesa do hospedeiro

Atualizado: 18 de ago. de 2023


Peptídeos de defesa do hospedeiro

Os peptídeos de defesa do hospedeiro (HDPs) são pequenos peptídeos de ocorrência natural que desempenham um papel crucial no sistema imunológico inato como um mecanismo de defesa contra infecções microbianas.


Pesquisa clínica

Em um estudo clínico, as concentrações de dois tipos de HDPs (ß-defensinas cBD3-like e catelicidina cCath) foram quantificadas no conduto auditivo externo de cães saudáveis e atópicos.

O que os pesquisadores descobriram?

✅ Os resultados revelaram uma concentração significativamente menor de HDPs nos condutos auditivos de cães atópicos em comparação com cães saudáveis


✅ Os autores sugerem que a concentração reduzida de HDPs pode contribuir para o aumento da suscetibilidade de cães atópicos a infecções de ouvido.


✅ O estudo propõe uma investigação mais aprofundada para determinar se a limpeza rotineira da orelha em cães com otite externa crônica afeta a quantidade e a atividade dos HDPs.


Conclusões e relevância clínica

Este estudo demonstrou, pela primeira vez, que as secreções otológicas de cães atópicos com otite não infecciosa leve possuíam uma concentração menor de cBD3-like e cCath HDPs do que aquelas de cães saudáveis com orelhas normais


Inovação

Essas descobertas destacam o potencial terapêutico dos peptídeos de defesa do hospedeiro (HDPs) para prevenir ou tratar infecções de otite em animais de estimação. Talvez explorar produtos tópicos (como probióticos) para estimular a expressão de HDPs!?


Referência

Santoro D. Comparison of the quantity and antimicrobial activity of host defence peptides in ear canals between healthy and atopic dogs: A preliminary study. Vet Dermatol. 2023 Apr 23. doi: 10.1111/vde.13164. Epub ahead of print. PMID: 37088888.


📌 Artigo completo: https://doi.org/10.1111/vde.13164



Sobre a autora do post

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais. Caso você tenha interesse em utilizar este texto ou parte dele, por favor, entre em contato através do seguinte endereço de e-mail: dermaconecta@gmail.com

Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page