Os microorganismos da pele formam um ecossistema bastante complexo. Cada região da pele, como condutos auditivos, face, tronco, abriga sua própria comunidade única de bactérias, fungos e outros microorganismos.
Alguns exemplos
Em áreas sebáceas tende a haver um predomínio da bactéria Propionibacterium spp
Em regiões como as narinas e a região perianal de cães, é comum haver um predomínio do Staphylococcus pseudintermedius
Embora exista um "core de microorganismos" na pele, isto é, um conjunto de microrganismos que são consistentemente encontrados em várias regiões da pele, cada região cutânea possui seu próprio microambiente e características distintas.
Essa particularidade da microbiota da pele a torna bastante complexa mas também mostra que é a pele é um orgão extremamente orquestrado, dinâmico e cheio de potenciais a serem explorados.
Sobre a autora
Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.
Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais. Caso você tenha interesse em utilizar este texto ou parte dele, por favor, entre em contato através do seguinte endereço de e-mail: dermaconecta@gmail.com