Uso de probióticos na Medicina Veterinária
O uso de probióticos é um tema em alta na Medicina Veterinária, mas antes de prescrever ou comprar um probiótico, é importante que você se atente à algumas informações.
Como os probióticos são identificados?
Os probióticos são identificados em três níveis:
gênero
espécie
cepa
Exemplo: Lactobacillus acidophilus (cepa: identificação alfanumérica)
Benefícios dos probióticos são dependentes da espécie ou cepa
De acordo com a Associação Científica Internacional de Probióticos e Prebióticos (International Scientific Association for Probiotics and Prebiotics – ISAPP), os benefícios dos probióticos podem ser específicos da cepa ou da espécie do microorganismo.
⚠️ Isso significa que nem todas espécies ou cepas de bactérias são realmente probióticas.
⚠️ É comum que os nomes dos probióticos sejam listados nos rótulos dos produtos apenas pelo gênero e espécie. De qualquer maneira, busque produtos que tenham identidade clara e que sejam sustentados por respaldo técnico.
Os probioticos & prebioticos estão se destacando cada vez mais na dermatologia veterinária, e à medida que os estudos clínicos avançam, há uma tendência de crescente utilização desses produtos em cães e gatos.
Sobre a autora Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.
Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais. Caso você tenha interesse em utilizar este texto ou parte dele, por favor, entre em contato através do seguinte endereço de e-mail: dermaconecta@gmail.com