Publicidade e propaganda na Medicina Veterinária
- Aline Santana
- 23 de jun.
- 1 min de leitura
Recentemente o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) publicou uma resolução a fim de orientar os profissionais quanto as condutas de publicidade e propaganda.
Esse tema de publicidade enganosa e desinformação é algo que já venho alertando por aqui e dessa vez chamo a atenção para o Artigo 6º dessa resolução que diz:
“É vedado ao profissional fazer propaganda ou publicidade de tratamento, método ou técnica desprovidos de comprovação científica"
Isso reforça o uso da medicina baseada em evidências na prática clínica veterinária. Usar protocolos terapêuticos, fármacos e dosagens devidamente comprovadas, não só proporciona maior eficácia e segurança ao paciente, como também nos ampara na nossa prática profissional, já que condutas inadequadas podem resultar em processos ético-disciplinares.
Eu particularmente vejo que a desinformação será crescente em nosso meio, infelizmente. Mas há mecanismos de proteção e resguardo e já escrevi sobre alguns deles aqui, vou colocar o acesso para quem quiser ler.
Como nos protegermos da desinformação na medicina veterinária?
Acesso à resolução do CFMV
Sobre a autora
Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.