Podcast DermaConecta: Qual a importância das soft e hard skills na dermatologia veterinária?
- Aline Santana
- 29 de ago.
- 1 min de leitura
Atualizado: 30 de ago.
A prática clínica vai muito além de diagnosticar e tratar doenças. Desenvolver as soft skills (habilidades comportamentais) é tão importante quanto dominar as hard skills (habilidades técnicas).
Afinal, conhecimento técnico sem boa comunicação é quase que um naufrágio clínico…
A comunicação clara com os tutores, a escuta ativa, a gestão de expectativas e tantas outras soft skills são fundamentais para construir confiança, favorecer a adesão ao tratamento e alcançar o sucesso terapêutico. Nesse episódio, compartilho o que são essas skills, como desenvolvê-las e de que forma elas impactam nossa prática clínica.
Além disso, falo sobre:
→ O papel da inteligência emocional e da literacia digital na prática clínica dermatológica
→ Sobre a tão falada “síndrome do impostor” na dermatologia veterinária
→ Dentre outros assuntos
Link no Spotify
Leia também: Síndrome do impostor na dermatologia veterinária
Sobre a autora
Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.

















