top of page
parceiros-dermaconecta.png

Você já ouviu falar sobre as “assinaturas” do microbioma?

As "assinaturas” do microbioma são padrões específicos de composição microbiana encontrados em contextos de saúde ou doenças.


Como isso funciona?

Por exemplo, o microbioma cutâneo de um cão apresenta um padrão único e exclusivo que o diferencia de outros cães. Esse padrão pode ser referido como uma "assinatura".


Porém, ao analisar o microbioma cutâneo de diversos cães, tanto saudáveis quanto doentes, é possível identificar semelhanças e padrões na composição microbiana. Isso nos permite estabelecer o que chamamos de "assinaturas" do microbioma.

Por que isso é importante?

Compreender essas “assinaturas” pode nos ajudar a identificar os padrões de saúde ou doença. Certas assinaturas do microbioma podem estar associadas a condições autoimunes, alérgicas, inflamatórias, entre outras.


Além disso, identificar essas assinaturas pode fornecer insights para o prognóstico e até tratamento de doenças. Alguns dos recursos podem incluir:

  • Medicina Veterinária personalizada

  • Identificação de biomarcadores

  • Predição de doenças

Dermatologia veterinária e assinaturas do microbioma

Como os estudos de microbioma cutâneo em cães e gatos ainda são limitados, ainda é bastante desafiador estabelecer padrões e fazer associações sobre certas assinaturas e dermatopatias.


À medida avançamos na pesquisa, vamos compreender melhor essas assinaturas e com isso proporcionar no futuro o desenvolvimento de diagnósticos e tratamentos mais precisos na dermatologia veterinária.

Alergia alimentar

Um grande exemplo pode ser a alergia alimentar: já pensou em diagnostica-la através de um teste de biomarcadores da microbiota? Mas antes disso, precisamos compreender melhor as assinaturas e a relação do eixo pele-intestino...




Sobre a autora

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais. Caso você tenha interesse em utilizar este texto ou parte dele, por favor, entre em contato através do seguinte endereço de e-mail: dermaconecta@gmail.com

Σχόλια


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page