top of page
parceiros-dermaconecta.png

Qual é a influência da raça na microbiota da pele?

Atualizado: 26 de mar. de 2023

O que influencia a microbiota da pele ?


A composição da microbiota da pele é influenciada por diversos fatores tais como idade, status imunológico, dieta, localização geográfica, etc. Além disso, a raça é um dos fatores que influencia diretamente na composição e distribuição da microbiota da pele do gato.


Microbiota da pele de gatos


🐈 Nos gatos existe uma grande variabilidade genética resultante da seleção artificial para formação de raças e fenótipos de interesse. Esses distintos perfis genéticos expressam diferentes padrões fenotípicos e que impactam diretamente no desenvolvimento e na manutenção da microbiota cutânea. Embora na maioria dos gatos seja encontrado um “core microbioma”, ou seja, bactérias e fungos compartilhados em comum, existem algumas particularidades relacionadas à raça.


Gatos devon rex tem mais Malassezia


🧬 A exemplo disso, já foi demonstrado que gatos da raça Devon Rex apresentam maior abundância relativa de Malassezia spp na na pele quando comparados a outras raças. Essa característica os torna mais predispostos a desenvolver a dermatite por Malassezia. Além disso, já foi demonstrado que diferenças na pelagem também contribuem na formação das comunidades microbianas. Estudos anteriores demonstraram que gatos de pelo curto apresentam uma maior diversidade fúngica quando comparados a gatos de pelo longo.


Como a raça do gato influencia a microbiota?

✅ Dessa maneira, o padrão racial impacta diretamente na composição e distribuição das comunidades microbianas da pele e consequentemente exerce influência em outros parâmetros como pH cutâneo, produção de lipídios, teor de água, etc. Assim, a compreensão das particularidades do microbioma nas distintas raças de gatos é fundamental para alcançar a máxima eficácia terapêutica em doenças cutâneas infecciosas como dermatite por Malassezia, dermatofitose, piodermite, dermatite atópica felina etc.

.

.


📖Referências bibliográficas:


➡️ Older CE, et al. The feline cutaneous and oral microbiota are influenced by breed and environment. PLoS ONE, 2019 - https://doi.org/10.1371/journal.pone.0220463




Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page