Alergias, microbioma e os impactos da poluição urbana
- Aline Santana
- há 4 dias
- 2 min de leitura
O número de alergias em cães tem aumentado a cada ano. Uma das possíveis explicações para esse fenômeno seria a "teoria da barreira epitelial", que sugere que a exposição crescente a poluentes atmosféricos, produtos químicos, microplásticos e outros fatores poderiam comprometer a função de barreira.
Assim, a predisposição genética, aliada a esses agravos externos desencadeariam os processos alérgicos.
Além disso, tem-se discutido que poluentes atmosféricos também podem interagir com a microbiota da pele e alterar sua composição e diversidade como mostra essa figura da dermatologia humana. Isso acaba levando à alteração de diversos parâmetros fisiológicos da pele como pH, hidratação e outros.
Embora essas informações ainda estejam em debate na dermatologia veterinária, particularmente acredito que o desenvolvimento de soluções tópicas visando a ação “anti-poluição” e equilíbrio da microbiota podem ser estratégias promissoras.
Formulações com substâncias antioxidantes como certas vitaminas e extratos vegetais podem ajudar a neutralizar os radicais livres gerados pela exposição aos poluentes. Além disso, os famosos “bióticos” podem ajudar na modulação da microbiota cutânea, podendo favorecer o crescimento de microrganismos benéficos e a proteção cutânea.
A busca de uma barreira cutânea (física, química, microbiológica e imunológica) equilibrada e saudável tem sido cada vez mais um dos ativos mais importantes da dermatologia veterinária.
Sobre a autora
Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.