top of page
parceiros-dermaconecta.png

Você sabe qual é a importância da diversidade do microbioma?

De maneira simplificada, a diversidade do microbioma se refere à variedade de espécies microbianas. Alguns dos parâmetros usados para avaliar essa diversidade incluem o número total de espécies presentes, abundância relativa, dentre outros.


Um exemplo prático

Na pele do cão podemos encontrar Staphylococcus, Malassezia, Aspergillus etc. Quanto maior a variedade de espécies presentes, teoricamente mais diverso seria esse microbioma. A abundância relativa, por sua vez, seria a proporção ou a porcentagem de cada uma dessas espécies em relação ao total (100%).


Diversidade e proteção

Estudos recentes têm demonstrado que quanto maior a diversidade do microbioma, maiores podem ser os benefícios à saúde. Além disso, essa diversidade está diretamente relacionada a uma maior probabilidade de proteção contra patógenos.


Obviamente não é só esse parâmetro que confere proteção, mas sem dúvidas a diversidade é um parâmetro bastante importante.


Algumas espécies de microorganismos só tem ação protetora quando em combinação com outras espécies. Por isso, a diversidade microbiana é tão importante.


Quando o microbioma perde diversidade?


Processos infecciosos que causam desequilíbrios (disbioses) podem levar à uma redução na diversidade. Além disso, o uso excessivo de antibióticos também pode prejudicar às comunidades comensais e a diversidade.


Portanto, é crucial usar antibióticos com consciência. Também é fundamental que sejam desenvolvidos novos produtos que ajudem a modular o microbioma como produtos contendo pre/probióticos, peptídeos microbianos e afins.





Sobre a autora  

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.

Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page