top of page
parceiros-dermaconecta.png

Você sabia que a microbiota da pele dos cães é mais diversa que a dos humanos?

A microbiota da pele dos cães e dos humanos apresentam muitas semelhanças. Espécies como Staphylococcus spp, Propionibacterium spp, Malassezia spp, dentre outras, são comuns em ambas as espécies animais.


No entanto, alguns estudos já demonstraram que a pele canina está colonizada com uma microbiota mais diversa que a humana. Ou seja, a pele dos cães costumar ter uma variedade maior de microrganismos do que a pele humana.


Sabe por que isso acontece?

Porque os cães, de maneira geral, costumam ter maior contato com o solo e uma variedade de ambientes externos, além de interações próximas com outros animais e humanos.


Além disso, comparativamente cães são banhados numa frequência bem menor que a de humanos, o que pode contribuir para a colonização da pele por diversos fungos ambientais, como Aspergillus, Cladosporium, entre outros.


Conclusão

Essas diferenças refletem o quanto o ambiente exerce uma influência significativa na microbiota, ajudando a moldar sua composição e diversidade!




Sobre a autora  

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Atenção: Este texto é uma criação original e está protegido pela lei de direitos autorais. Todos os direitos estão reservados à autora, sendo proibida a reprodução, distribuição, exibição ou qualquer forma de uso sem a expressa autorização por escrito da autora. Qualquer uso não autorizado do conteúdo deste website constitui violação dos direitos autorais e estará sujeito a medidas legais

Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page