top of page
parceiros-dermaconecta.png

Os antibióticos de amplo espectro estão com os dias contados?

Uma pesquisa recente publicada na Nature demonstrou, em um modelo experimental, o desenvolvimento e eficácia da lolamicina, um antibiótico específico para bactérias Gram-negativas.


Além disso, o fármaco mostrou eficácia contra um painel de mais de 130 isolados clínicos multirresistentes.


Inovação

A grande inovação dos pesquisadores foi pensar num fármaco que, além de ter como alvo específico bactérias Gram-negativas, apresentasse divergência de homologia entre bactérias patogênicas e comensais.


Assim, minimizam-se os efeitos colaterais e deletérios na microbiota comensal. 


Hoje, mais do que nunca, sabe-se que os microorganismos comensais devem ser preservados pois são fundamentais para a saúde e manutenção do microbioma.





Referência

Muñoz KA, Ulrich RJ, Vasan AK, Sinclair M, Wen PC, Holmes JR, Lee HY, Hung CC, Fields CJ, Tajkhorshid E, Lau GW, Hergenrother PJ. A Gram-negative-selective antibiotic that spares the gut microbiome. Nature. 2024 May 29. doi: 10.1038/s41586-024-07502-0. Epub ahead of print. PMID: 38811738.


Sobre a autora  

Dra Aline Santana é médica veterinária formada pela Universidade Federal de Viçosa, com residência em clínica médica de pequenos animais pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP, com período de intercâmbio realizado no exterior (University of Minnesota, Estados Unidos). Desde 2012, Dra. Aline Santana é sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Durante o período de 2015 a 2021, atuou como diretora de mídias e colaboradora da SBDV.


Comments


newsletter-dermatologia.png

Newsletter

Mais recentes

banner-lateral.png

Categorias

bottom of page